Óleos e Gorduras

Vamos começar o ano, refletindo sobre o cuidado com o nosso próprio corpo, que é templo do Espírito de Deus!

Pedimos para a Mami (Alice Mami Hayashi), nutricionosta da nossa comunidade, que escrevesse sobre o consumo de óleos e gorduras, os cuidados ambientais e "corporais".

Aproveitem! Se tiverem alguma dúvida, escreva-nos (pode ser um comentário de post ou pelo email: reacaosaude@yahoo.com).


Gorduras e saúde: qual a relação?

Um número cada vez maior de estudos vem mostrando as conseqüências do elevado consumo de óleos e gorduras em nossa saúde, principalmente considerando os efeitos sobre a ocorrência de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares (Infarto, AVC, Angina, etc).
Dentre os fatores de risco para estas doenças estão alguns hábitos relacionados ao estilo de vida, como uma dieta rica em açúcares, gorduras, colesterol e sal, bem como o consumo de bebida alcoólica, o tabagismo e o sedentarismo.
Quanto às gorduras, sabe-se que as gorduras saturadas e trans estão associadas a um maior risco dessas doenças, por aumentar os níveis de LDL-c - o “colesterol ruim” - e que as gorduras insaturadas (se consumidas também com moderação!), estão associadas a um risco menor, algumas até associadas a uma melhora nos níveis de HDL-c – o “colesterol bom”. As gorduras trans, além de aumentar o LDL-c como as gorduras saturadas, também reduzem os níveis de HDL-c.


O óleo de fritura faz mal?

Já sabemos que o consumo elevado de gorduras traz inúmeras conseqüências ao nosso organismo. Mas, como o consumo de frituras está relacionado a tudo isso?
A fritura é uma forma de preparo dos alimentos muito prática, rápida e é muito apreciada por muitas pessoas. É um processo onde o óleo, além de transferir calor para o alimento, também se torna um ingrediente do produto frito, conferindo odor, sabor, e aumentando seu valor energético.
Os óleos sofrem durante este processo uma série de reações que modificam a estrutura de suas moléculas, o que pode alterar sua proporção de ácidos graxos saturados, insaturados e trans, e produzir uma série de compostos, sendo que alguns deles podem causar odor e sabor desagradáveis, além de ser tóxicos e nocivos à saúde. Entre os principais riscos à saúde podem ser citadas severas irritações do trato gastrointestinal, diarréias, a pré-disposição a doenças cardiovasculares e câncer.
Os óleos refinados e azeites em geral apresentam níveis razoavelmente pequenos de gorduras trans. Mas, sua reutilização, principalmente no preparo de frituras, pode aumentar a ingestão diária total de gorduras trans, devido às alterações que os óleos sofrem em sua composição.

Continua....