A questão da água - 2

Na nossa última postagem falamos sobre a questão da água no nosso país, principalmente no nosso contexto, o estado de São Paulo. Você pode ir lá (clique aqui!) e ver também o nosso informativo, que nos lembra do porque cuidar da água enquanto cristãos e como fazê-lo. Você também pode compartilhar as suas ideias no mural do Reação, que fica no andar de baixo do templo grande da IMEL Saúde, ao lado do sabão. Dê uma olhadinha lá! Já há várias ideias interessantes compartilhadas pelos membros da igreja. Você também pode aproveitar aquele espaço para pensar mais sobre o Reação em si.

Mas outra questão importante em tempos de seca é pensar e se informar criticamente sobre a situação. Por isso continuamos juntando aqui uma série de links interessantes, interativos e informativos sobre a questão da água. Confira aí:

Choveu ontem na minha casa! Quer dizer que está tudo melhorando? Talvez não! É preciso que chova nas nascentes, nos rios e nas reservas. Veja aqui se choveu na Cantareira: www.choveunacantareira.com

Mas tem água lá? De onde vem essa água? Este link te responde: www.temaguanacantareira.com

E nos outros sistemas, quanta água tem? Veja aqui: http://nossaaguasp.com/#/

Mas é simples, não é? É só a gente economizar, o governo fazer racionamento, etc. Não? Não. Infelizmente a situação é bem mais complexa, tanto para as nossas mudanças pessoais quanto para a questão da gestão governamental. Esse link tira algumas dúvidas e quebra alguns mitos: http://cosmopista.com/2014/10/14/10-mitos-sobre-a-crise-hidrica/

E além de economizar, o que podemos fazer? Passar a mensagem adiante é o primeiro passo. Também é possível falar com seu deputado sobre a questão. Se você quer ajudar a educar os outros e também observar os rios, dê uma olhadinha nesse projeto da ONG SOS Mata Atlântica, o Rede das Águas: http://www.sosma.org.br/projeto/rede-das-aguas/. Esse link também está cheio de informações sobre a importância da água, seus usos e ameaças. Dê uma navegada, vale a pena.

E não vamos nos esquecer: a água também é criação de Deus! Tanto a água das nuvens, dos rios, dos lençóis e dos mares. Portanto vamos cuidar do que Deus nos deu.

"Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas". Então, Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi. Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia. E disse Deus: "Ajudem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca". E assim foi. À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom." (Gênesis 1:6-10 - NVI)
E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.
Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.
Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.

Gênesis 1:6-10