Parte 2 - Carro Flex

Continuação - Parte 2

Qual é mais econômico?
O etanol é geralmente mais vantajoso por ter um preço inferior ao da gasolina. Além disso, ele proporciona mais potência e força de arranque.
O proprietário de carro flex, dependendo da região e da época do ano (o preço do álcool costuma variar bastante entre a safra e a entressafra de cana-de-açúcar), pode abastecer com álcool e obter economia para rodar, mesmo que com o combustível alternativo o consumo seja maior. É que o preço por litro na bomba é sempre bem menor do que o da gasolina e isso muitas vezes mais do que compensa o maior volume gasto.
Por exemplo, em São Paulo gasolina e o álcool custam, típica e especificamente, R$ 2,40 e R$ 1,40. A quilometragem percorrida usando álcool é em média 30% menor do que com gasolina por conta do seu menor poder calorífico em relação à gasolina (26,8 megajoules/kg contra 42,7 MJ por kg). Se o consumo médio com gasolina é de 10 km/l, com álcool será de 7 km/l, para exemplificar.

Com base nesses números, o custo por quilômetro rodado com gasolina será de 2,40 / 10 = R$ 0,24/km. Com álcool, 1,40 / 7 = R$ 0,20/km. Portanto, a economia por rodar com álcool será de R$ 0,04/km. Quem roda 15.000 km/ano (média brasileira), terá economizado R$ 600,00 ao fim de um ano, mantidos inalteráveis os preços da gasolina e do álcool.

Por isso, o dono de carro flex interessado em gastar o menos possível pode fazer um pequeno cálculo antes de escolher o combustível no posto. É multiplicar o preço do litro da gasolina por 0,7. Se o resultado der um valor menor que o preço do litro do álcool, abastecer com gasolina; se maior, álcool é a melhor opção.

Se, no exemplo acima, o álcool custasse R$ 1,80 o litro em vez de R$ 1,40, a multiplicação 2,40 x 0,7 daria 1,68, a escolha recairia sobre a gasolina. De fato o custo por quilômetro para rodar a álcool seria 1,80 / 7 = R$ 0,26, dois centavos de real por quilômetro a mais do que se o carro fosse reabastecido com gasolina.


Qual polui menos?

O etanol polui menos o ar do que os derivados do petróleo porque é um combustível mais limpo (não contém certos poluentes, como o benzeno, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente). Além disso, a sua queima é mais completa, reduzindo a quantidade de poluentes na atmosfera. O processo de produção e uso do etanol de cana-de-açúcar, que se inicia com o plantio da cana e termina com os gases que saem do escapamento dos carros, é responsável pela absorção de cerca de 90% dos gases de efeito estufa durante o ciclo de vida do combustível.


www.etanolverde.com.br

A mistura é prejudicial? Qual a melhor mistura?

Olhando só para o motor, não existe melhor mistura, e a mistura não é prejudicial pois os motores são preparados para isso.
Como os motores normalmente são mais potentes com álcool, pode-se usar esse combustível quando se desejar maior desempenho. Mas como o consumo com o etanol é maior em relação à gasolina: ao se procurar a maior autonomia possível, a gasolina é mais atraente.
Então a melhor mistura, depende do compromisso desempenho x autonomia , do preço de cada combustível e do seu compromisso com o meio ambiente.

Agradecemos ao Rogério pelo apoio e auxílio nest post!
Se quiserem saber mais, é só escrever!
Até mais!

Carros - Poluição

Pedimos para o Rogério (membro da igreja e engenheiro de uma montadora de carros) que escrevesse um post prá gente, sobre os carros flex.

Não sei se vocês já se perguntaram: o que colocar no tanque? álcool e gasolina? qual a melhor mistura? qual polui menos? se usar mais gasolina, o rendimento estará comprometido e vice-versa?

Este post é uma tentativa de "explicar" estas dúvidas do nosso cotidiano, pensando no meio ambiente, nas nossas escolhas e nas nossas atitudes no cuidado com a criação e a cidade.

O Rogério fez esta pesquisa, se tiverem dúvidas é só escrever prá gente ou deicar um comentário no post.
Obs: tem parte 2!

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Poluição

Para se ter ideia dos custos gerados pelas emissões veiculares, dados do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP aponta que, somente em São Paulo, a poluição é responsável pela morte de 20 pessoas por dia e pela redução da expectativa de vida em um ano e meio. Em dias de grande contaminação, o risco de morte por doenças pulmonares aumenta 12% e as internações em ambulatórios sobem 25%. Os gastos municipais com internações e tratamentos são da ordem de R$ 335 milhões anualmente. (Fonte: Automotive Business/Marcelo de Paula)

Portanto, algumas perguntas:

- Uso gasolina ou álcool no motor flex?
Os motores flex foram projetados e validados para rodar com qualquer proporção de mistura.
O carro flex é, na realidade, o mesmo carro a gasolina com algumas mudanças. Além do software do módulo de controle eletrônico para maior capacidade de processamento e de parâmetros diferenciados para atender a cada combustível, seja na relação estequiométrica , seja no avanço de ignição, o motor recebe alterações nos materiais das válvulas e de suas sedes, uma vez que o álcool não tem as mesmas propriedades lubrificantes da gasolina.

A bomba de combustível, e as mangueiras, são projetadas para ficar em contato com o álcool. Em alguns casos, a válvula termostática é elétrica e tem funcionamento diferenciado segundo o combustível (motor deve funcionar mais quente com álcool, para melhor aproveitamento da energia do combustível).

Mitos sobre os motores flex:

• O primeiro abastecimento deve ser feito com gasolina, para evitar problemas de partida.
Desde o início de sua vida útil, o motor pode funcionar tanto com gasolina quanto com álcool.

• O carro só pode ser abastecido com gasolina ou com álcool, para evitar falha do motor.
O sistema é projetado para funcionar com os dois combustíveis. Falhas, quando acontecem, estão relacionadas à má qualidade do combustível, como o excesso de água no álcool. Convém abastecer apenas em postos de confiança e, na dúvida, pedir um teste de qualidade. O posto é obrigado a fazê-lo.

• Um motor de veículo bicombustível dura menos, pois o álcool é mais corrosivo.
As fábricas garantem para o motor flex a mesma durabilidade do propulsor a gasolina. Os sistemas que têm contato com o álcool, de fato um combustível mais corrosivo, são projetados para isso.

• Carros bicombustível requerem gasolina aditivada.
Gasolina aditivada é melhor do que a comum em qualquer caso, pois ajuda a manter limpo o sistema de injeção. Quando se abastece também com álcool, porém, é possível dispensar a gasolina aditivada, uma vez que ele exerce função detergente.

• A substituição de álcool por gasolina, e vice-versa, deve ser feita gradativamente.
O gerenciamento do motor é eletrônico, e o sistema é programado para instantaneamente reconhecer o combustível.

• Se abastecer apenas com álcool, há risco de problemas de partida nos dias frios.
No compartimento do motor dos veículos existe um reservatório de gasolina para partida a frio.


Devido à menor evaporação do álcool em relação à gasolina, a partida do motor frio, com álcool no tanque, em temperatura ambiente inferior a 14° C, é difícil ou mesmo impossível. Por esse motivo, a exemplo dos carros só a álcool que existiam antes, há um sistema para tornar possível ligar o motor nessas condições. Ele consiste num pequeno reservatório de gasolina no compartimento do motor e uma bomba elétrica. Quando a temperatura baixa de 14° C e o motor está frio, uma pequena quantidade de gasolina é introduzida automaticamente no coletor de admissão, e o motor pode ser posto em funcionamento normalmente.
Foi esse o motivo de os americanos, sabiamente, terem adotado o E85 e não o E100: o motor pegar frio sem necessidade de suprimento adicional de gasolina como aqui no Brasil. Inclusive, nos meses mais frios na região norte de lá, o etanol fornecido nos postos é E70: 70% de etanol e 30% de gasolina.

Um cuidado deve ser dispensado à gasolina do reservatório que, se ficar sem uso, acaba envelhecendo (oxidando), tornando-se imprestável e a goma resultante pode entupir o sistema. É por isso que há carros em que a cada partida é introduzida gasolina, seja ou não necessário, a fim de que a gasolina do reservatório seja consumida e nunca chegue a ficar velha. Por outro lado, nem todos os carros possuem luz de aviso de que o nível do reservatório de gasolina está baixo: é preciso inspeção visual para evitar surpresas.


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Dúvidas? Escreva para nós!
Ainda tem mais!! Aguardem!
Rogério, Obrigada pela força!!!

Movimento - A Rocha

Recebemos esta "convocação" por email. Estamos divulgando!


Convocação d'A Rocha aos cristãos do RJ, Brasília, Goiânia e BH.

Queridos(as) amigos(as).
Nos dias 5 e 6 de junho deste ano acontecerá, paralelamente, nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília um mutirão de limpeza, chamado de Limpa Brasil (dias 11 e 12/junho em Goiânia; e dias 18 e 19 em BH).
Inspirados pelo que aconteceu na Estônia, país que foi limpo em 5 horas por 50 mil voluntários (vejam vídeo da ação), a empresa Atitude Brasil trouxe o movimento para cá.
Nós d'A Rocha apoiamos este movimento e nos prontificamos em divulgar e mobilizar nossos voluntários e igrejas cadastradas a participarem conosco deste grande mutirão. Pois consideramos este evento como uma oportunidade de expressarmos nosso cuidado ao meio ambiente e aos seres humanos e nosso amor e obediência a Deus.
Nós, diretores d'A Rocha Brasil, estaremos no Rio com luvas e sacos nas mãos coletando o lixo da cidade e convocamos todos(as) a arregaçarem suas mangas também e participarem do mutirão no Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia ou BH.
Pastores, convoquem suas ovelhas. Professores, seus alunos. Empresários, seus funcionários. Pais, seus filhos.

Para participar, você e sua comunidade devem se cadastrar no site do Limpa Brasil: www.limpabrasil.com/site/seja-um-voluntario/voluntario-para-o-dia-da-acao

Como estaremos apenas no RJ, A Rocha precisará apra as outras cidades de voluntários para registrar, no dia ação, o envolvimento da comunidade cristã e nos encaminhar relatos e fotos. Quem pode ser A Rocha em Brasília, Goiânia e BH nos dias do Limpa Brasil?

Estamos confiantes que Deus moverá seus corações para o Limpa Brasil.
Graça e Paz!
Raquel Arouca
Coordenadora de Campanhas d'A Rocha Brasil


Se você não está no RJ, Brasília, Goiânia ou BH, confira abaixo se sua cidade será contemplada pelo Limpa Brasil:


Rio de Janeiro -- 05 e 06 de junho

Brasília -- 05 e 06 de junho

Goiânia -- 11 e 12 de junho

Belo Horizonte -- 18 e 19 de junho

Guarulhos -- 06 e 07 de agosto

São Paulo -- 13 de agosto a 18 de setembro

Campinas -- 24 e 25 de setembro

Recife -- 01 e 02 de outubro

Fortaleza -- 08 e 09 de outubro

Salvador -- 15 e 16 de outubro

Manaus -- 22 e 23 de outubro

Belém -- 05 e 06 de novembro

Porto Alegre -- 12 e 13 de novembro

Curitiba -- 19 e 20 de novembro