Série Onde Descarto - Entulho

A cidade de São Paulo produz 17 mil toneladas de entulho por dia o que equivale a quase o dobro da quantidade de lixo recolhida diariamente.

O entulho muitas vezes é destinado de forma inadequada, pelos próprios geradores ou por caçambeiros e carroceiros ilegais. A resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), estabelece que é responsabilidade do gerador a realizar a "destinação ambientalmente adequada aos resíduos da construção civil".

Vamos utilizar os Ecopontos!
A função do Ecoponto é facilitar o descarte de alguns tipos de resíduos principalmente para o pequeno gerador, que pode depositar até 1m cúbico por dia. Ao entregar o seu entulho no local a Prefeitura se encarrega de realizar a destinação correta (descarte em aterro sanitário ou reciclagem). Lembrando que restos de podas e "bagulhos" (sofás velhos, eletrodomésticos quebrados etc...também são aceitos nos ecopontos.

Unidades em funcionamento (de segunda a sexta, das 8h às 17h):

Ecoponto Bresser
Praça Giuseppe Cesari, 54 (baixos do viaduto Bresser)
Tel.: 6693-0191

Ecoponto Imperador
Av. Ribeirão Jacu, 201 (baixos do Viaduto Antonio Sanches Larragoiti, próximo à Av. Imperador)
Tel.: 6152-9679

Ecoponto Padre Nogueira Lopes
R. Cônego José Salomon, 861 - Vila Bonilha
Tel.: 3992-6475

Ecoponto Pinheiros
Praça Augusto Rademarker Grunewald, 37/Av. dos Bandeirantes X R. Funchal (baixos da Ponte Ary Torres e Viaduto República da Armênia)
Tel.: 3046-1049

Ecoponto Santo Amaro
Av. Prof Vicente Rao - sentido Diadema (baixos do Viaduto Vereador José Diniz)
Tel.: 5537-0014

Ecoponto Tatuapé
Av. Salim Farah Maluf, 179 (alça de acesso à Marginal Tietê, sentido Penha)


Empresas de recolhimento
Existem muitas empresas de recolhimento de entulho na cidade, mas cuidado! Muitas não são cadastradas e portanto seu destino pode ser inadequado. Para certificar-se ligue no número 156 ou acesse as informações do portal da prefeitura de São Paulo

Outra questão importante é a assinatura de um contrato que especifique as responsabilidades da empresa prestadora de serviço com relação ao destino do entulho recolhido. Pois no caso de haver irregularidade, a empresa pode responder por crime ambiental. Ainda é pertinete solicitar uma cópia do CTR (Controle de Transporte de Resíduos), que garante que o material recolhido teve destinação adequada.

Série – Onde eu descarto? - Óleo de cozinha usado

A gente coleta óleo de cozinha na nossa igreja desde 2007. O grupo do Reação fica muito feliz de saber que tantas famílias têm participado desta ação, porém, recebemos uma quantidade maior do que necessitamos para nossa produção de sabão.


Para continuar incentivando você a procurar um destino correto para seu óleo de cozinha, listamos abaixo alguns endereços que também recolhem este material.

Zona Leste: Cooperativa Tietê - Av. Salim Maluf, 179 – Tatuapé - Tel.: 2093-2408 / 2092-2980;



Cooperleste - Estrada Fazenda do Carmo, 450 - São Matheus - Tel.: 2013-3627 / 2017.2747;



Nova Conquista - Rua Cembira, 1100 - Vila Curuça - Tel.: 2514-9333 / 2512-8606


Zona Sul: Cooperativa Nossos Valores - Rua Carmo do Rio Verde, 533 - Santo Amaro


Zona Oeste: Cooperação - Rua Frobem, 99/101 - Vila Leopoldina - Tel.: 3836-9043 / 3832-0992


Centro: Coopere-Centro - Av. do Estado, 300 - Bom Retiro - Tel.: 3326-4512 / 3313-6350



As unidades do Supermercado Pão de Açúcar também coletam óleo de cozinha. Eles destinam o material para a fabricação de biodiesel.

Série – Onde eu descarto? – Lâmpada

Quebradas ou queimadas, elas precisam ser descartadas corretamente para evitar acidentes e não contaminar o ambiente com seus produtos.

Apliquim (11) 3722-5478
Tramppo (11) 3039-8382
Naturalis Brasil (11) 4496-6323 e 4591-3093

Série – Onde eu descarto? – Madeira

Elas duram bastante, mas não a vida toda, então, ao invés de queimar como muita gente faz, quando for descartar madeira, procure uma empresa especializada!


Multipallet – Guarulhos / SP
Fone: (11)6459.4337


Se você conhecer outras empresas ou destino para a madeira.... se puder colaborar, agradecemos!

Série – Onde eu descarto? - Computadores

Continuando nossa série...

Depois da nossa sucata eletrônica lá na igreja, a gente falou para cada um tentar buscar endereços para descartar seus eletrônicos.
Sabemos que isso não é uma tarefa fácil, por isso, ai vão algumas dicas de onde você pode descartar computadores!

A Dell e a Itautec se responsabilizam pelo descarte dos produtos de suas marcas. Coletam em sua casa/escritório e encaminham para a reciclagem, gratuitamente.

Alguns locais reutilizam as peças dos computadores:

Meta Projeto – Acessa São Paulo (Projeto do Governo do Estado de SP) recebe computadores, monitores, teclados, etc., funcionando ou não, de pessoas físicas e jurídicas.

ABRE-Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes (Entidade sem fins lucrativos) recebe computadores, televisores e outros equipamentos eletrônicos, além de receber roupas e outros objetos. Conserta e redistribui todos os materiais recebidos, enviando ao doador a informação sobre a destinação exata de seu produto. Local para entrega: Av. Lavandisca, 168 – Moema- São Paulo – SP

CDI – Comitê para a Democratização da Informática (ONG) recebe apenas computadores completos (com monitor, teclado, mouse, etc.), funcionando e com configuração mínima Pentium III. Os equipamentos são utilizados para criar centros de inclusão digital em áreas carentes. Local para entrega: Av. Francisco Matarazzo, 102 – Água Branca – São Paulo – SP

CRC – Oxigênio (ONG) aceita doação e retira todos os tipos de eletrodomésticos e eletrônicos. Os equipamentos em funcionamento são enviados a instituições que fazem inclusão digital e os que não funcionam mais são enviados para reciclagem. Rua Esperia, 30 Jd. Paulista – São Paulo – SP ou Rodovia Hélio Schmith s/n – Aeroporto de Guarulhos – SP.

Museu do Computador (ONG) recebe doações de computadores, telefones, máquinas de escrever e de calcular, videogame, impressoras e peças de computador, como teclado e mouses, livros, cds e outros. Para exposição no Museu. Quando há sobra, os equipamentos são doados a comunidades carentes.

Silcon Ambiental recebe/retira todos os tipos de equipamentos eletrônicos, desde TVs, computadores, telefones, geladeiras e outros. Os equipamentos são separados e triturados em diferentes tipos, como: plásticos, metais ferrosos e não ferrosos, vidro e papéis, para depois serem encaminhados para reciclagem . Endereço : Rua Bela Cintra, 986 – 3ºandar- conj. 32 Consolação - São Paulo – SP


Se você souber de outros pontos de coleta, por favor, nos avise que vamos acrescentando aqui!!!

Coleta Seletiva - Estamos longe do ideal, mas...

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo no dia 31 de maio, as empresas que coletam o lixo na cidade foram acusadas de misturar o material reciclável coletado ao lixo comum.

A Prefeitura prometeu punir as empresas, caso as acusações sejam provadas, mas as empresas dizem que o problema está na administração da coleta, uma vez que as cooperativas que fazem a triagem do material reciclável estão operando no limite de suas capacidades.

Sabemos que a coleta seletiva na nossa cidade está longe do ideal, mas ainda acreditamos que mais importante do que jogar a culpa em quem dá o destino ao nosso lixo é entender a que somos responsáveis por isso.

A coleta seletiva ideal começa na NOSSA ATITUDE. Depende de nós que o lixo seja separado e depende de nós também ficar atentos ao que a Prefeitura tem feito com relação aos cuidados ambientais na nossa cidade.

Então, continue separando seu lixo e fique atento às notícias da nossa cidade!