Quase 2 anos de Reação



Como faz um tempo que a gente não aparece por aqui, vamos recordar um pouco:

Em maio de 2007, um grupo de jovens da nossa igreja trouxe para nossa comunidade algumas reflexões sobre o papel do cristão e a criação. Recebemos o apoio da igreja e logo começamos algumas ações como: redução de uso de copos plásticos, coleta seletiva do lixo, confecção de sabão e partir do óleo usado... Ficamos muito contentes de realizar essas ações e no ano de 2008, mesmo mais distantes, foi muito gratificante ver as pessoas participando de ações ampliadas como a Mesa de Brinquedos, o Dia da Sucata Eletrônica, as Sacolas de tecido..

  • Trouxemos uma reflexão importante sobre o papel do cristão com relação à criação.
  • Colocamos em prática algumas ações de reação que podemos adotar no dia-a-dia.
  • Ficamos bem focados nas ações de dentro da igreja

  • Precisamos continuar transformando nossos hábitos e fazer dessas reflexões um estilo de vida.
  • Ainda há muito para mudar! Responsabilidade com a criação é pensar nosso consumo, nossos hábitos e criar novas formas de se relacionar com o ambiente!
  • Podemos e devemos levar nossas práticas para outros ambientes: casa, trabalho, amigos, vizinhos, bairro...

Depois de passar um tempo planejando, avaliando e pensando em nossas ações e, novamente, lembrar a todos que é preciso continuar REAGINDO.

Pedimos desculpas pela nosa produção de sabão: Estamos com problemas na soda cáustica que compramos e or isso o sabão não tem ficado muito bom. Pedimos ajuda de algumas pessoas e esperamos voltar a fazê-lo em breve, afinal, a comunidade gosta tanto dele.

No ano passado, começamos uma ação integrada com o Projeto Girassol com a coleta e venda de cartuchos de tinta.


  • Infelizmenta nem todos os tipos de cartuchos que recebemos são comercializados
  • Muitos tiveram que ser descartados, mas fizemos isso de forma adequada!
  • Arrecadamos até agora somente R$ 169,50. Esse valor foi repassado ao projeto no dia 19/04/2009.

Sabemos que esta ação não levanta muitos fundos para o Projeto Girassol, mas é uma maneira consciente de descartar o lixo que produzimos e ainda cuidar das pessoas.

Outra ação foi a coleta de latinhas para a troca por uma cadeira de rodas que seria cedida ao pessoal do projeto "Lírios do Campo".

Com a ajuda de vocês, conseguimos até momento 27kg, mas ainda faltam 53kg para completarmos 80kg! Só conseguiremos essa meta com muita cooperação de todos.

Queremos incentivar a comunidade a se envolver nessas pequenas ações, nos ajudando a mantê-las na igreja. Precisamos da sua ajuda para que a coleta seletiva dê certo e o sabão e as outras ações continuem!

Nos próximos meses, iremos atrás de você para fazer algumas perguntas! Se prepare!

E, para refletirmos juntos, deixamos um pequeno texto de Anne Frank, uma das vítimas do holocausto que ficou cerca de dois anos em um esconderijo:

O melhor remédio para os amedrontados, solitários ou infelizes é sair, ir a um local em que possam ficar a sós com o céu, a natureza e Deus. Só então você pode sentir que tudo é como deveria ser, e que Deus deseja a felicidade das pessoas em meio à beleza e à simplicidade da natureza. Enquanto isso existir – e deve existir sempre - , sei que haverá consolo para toda a tristeza, em qualquer circusntância. Acredito firmemente que a natureza pode trazer conforto a todos os que sofrem.”

(Anne Frank, O Diário de Anne Frank. Best Bolso, 2008.)

Que possamos preservar com consciência essa parte da criação que tanto fala sobre Deus, afinal, somos responsáveis por isso!

Boas reações!